sábado, 19 de novembro de 2016

Blog | Mudanças no Blog!

Soraya:

Hoje vim dar uma passada rapidinha para avisar que teremos mudanças aqui no blog. Não apenas no conteúdo, mas também no formato e até no nome!

Eu e a Ana Bárbara conversamos e chegamos à conclusão que o nome Contos e Pitacos não estava nos deixando satisfeitas. E isso já fazia muito tempo. Nós não somos exatamente as pessoas mais originais quando o assunto é dar nome a blog. Há cinco anos, quando fizemos isso pela primeira vez, sempre caíamos em nomes superlegais que já estavam sendo usados em outros blogs. Acabamos chegando em Contos e Pitacos, graças a um amigo, a quem agradecemos pela ajuda, mas nunca sentimos que nossa identidade estava nesse título. 

Hoje decidimos que Contos e Pitacos não abrangia mais os assuntos que queríamos tratar aqui no blog, que não é mais um blog apenas de literatura, mas de séries de televisão, filmes e quadrinhos. Queremos falar sobre Cultura Pop, que é nossa paixão e onde nos encontramos - e o que fez com que nos tornássemos amigas, para começo de conversa.

Então, pensamos, pensamos... rimos bastante das ideias ruins... e chegamos a um novo nome. Um nome que tem tudo a ver com a gente, que representa a nossa amizade e uma das obras de literatura e cultura pop que mais nos influenciou: Harry Potter!

A partir de hoje, 19 de novembro de 2016, o Contos e Pitacos vai se transformar aos poucos em - rufem os tambores – Luferina!

Ana Bárbara:

Luferina...

Toda palavra tem um conceito, aquilo que ela representa e também o que ela transmite, mas é difícil ter um controle pleno no que uma palavra quer dizer, afinal cada um entende de acordo com suas experiências e os sentidos pessoais que cada um dá à cada palavra e, por consequência, aos discursos que elas constroem.

Luferina surgiu como a junção de duas ideias, duas referências que são opostas em um mesmo universo, mas mesmo assim se completam de alguma forma. Quem conhece ou é fã de Harry Potter provavelmente sabe o nome das casas de Hogwarts e o que elas representam, e talvez até tenham ideia do que essa palavra significa. Para quem não conhece, existem quatro casas, sendo que duas delas são a Lufa-Lufa e a Sonserina. De acordo com a explicação no universo de Harry Potter, na Lufa-Lufa se valoriza o trabalho duro, a paciência, a lealdade e o jogo limpo, enquanto na Sonserina estão aqueles que teoricamente são mais espertos, engenhosos, ou ambiciosos.

Soraya:

A amizade entre um lufano e um sonserino é uma das mais improváveis do mundo bruxo. Assim como eu e a Ana Bárbara, lá em 2007, quando a gente mal se conhecia, mas descobrimos que tínhamos muitos gostos em comum. E personalidades muito diferentes também.

Harry Potter, Naruto, Game of Thrones, O senhor dos anéis... a nerdice nos uniu e até agora nos manteve unidas apesar da distância. Bom, tem outros fatores também, mas é bom voltar para o lado neutro e nerd da força quando o peso do mundo cai nas suas costas...

Ana Bárbara:

Luferina representa a amizade entre duas pessoas que acompanharam os livros e filmes de Harry Potter, cada uma do seu jeito, sendo que uma delas se encaixaria na Lufa-Lufa e a outra na Sonserina, logo, Luferina.

Luferina, conforme a palavra se repete e mais se pensa sobre ela, o número de significados também vão aumentando, alguns que fazem sentido, outros que nem tanto e uns que ninguém sabe, para falar a verdade.

Luferina poderia ser uma variante da palavra lua. Se trocar o R pelo L a Luferina passa a ser Lufelina... Felinos... Quem não se encanta com gatos na internet hoje em dia?

Luferina. Vocês que tem a sílaba lu no nome, ou que tem Lu como um apelido, podem se sentir em casa aqui. Principalmente se gostarem de se expressar, mas sempre ouvindo os outros, e, mesmo que descordando, respeitando o que eles tem a dizer, afinal é assim que se faz uma discussão, e só discutindo, trocando ideias e experiências, culturas, que os seres se complementam, melhoram, ampliam seus horizontes...

Luferina também lembra luciferina, que é responsável pela bioluminescência em alguns fungos e animais, como o vagalume... Trazendo a luz e com ela as sombras do desconhecido (poético isso não?). Mas sombras e desconhecimento não são coisas ruins, desde que se tenha noção de que sempre existem a partir do momento que existe alguma luz, algum saber, ou algum suposto saber, afinal quem é que sabe tudo sem se questionar sobre nada?

Soraya:

Luferina é, portanto, uma celebração de nove de amizade, uma homenagem à Harry Potter, à cultura pop e à nova fase do blog! Uma fase muito mais eclética, eloquente, leal e ambiciosa!

Ana Bárbara:

Luferina é isso. Uma amizade, uma união, um termo, um apelido, uma definição, uma história... Pode ser tudo e ao mesmo tempo nada... Uma variante, um pensamento, uma discussão, uma ideia... Nós!

Soraya:

Então, fique atento porque muitas coisas vão mudar por aqui. O nome do blog já mudou. A carinha do blog vai mudar e a página do Facebook também vai mudar! Vou fazer as coisas aos poucos, ainda há muito o que determinar, mas achei justo avisar vocês primeiro.

Tenham uma ótima semana e até a próxima :)

Um comentário:

  1. Obrigado pela parte que me toca... Hehehe... Que bom que estamos evoluindo. E que bom que com a mudança, vocês encontraram essa nova identidade e souberam assumí-la.

    Foi bom ter ajudado... Mas é bom também não ser mais necessário, quando entendemos que os nossos queridos estão crescendo...

    Um beijo para as duas.

    ResponderExcluir